Capacidades Diferentes

INmentoring

Os voluntários têm a oportunidade de colaborar ministrando sessões online de orientação formativa e profissional a universitários com capacidades diferentes, de forma a facilitar a inserção destes no mercado laboral.

A colaboração ocorre durante um período de seis meses, gerando uma relação de confiança e permitindo um seguimento personalizado. Ao longo do semestre, o voluntário deve manter, pelo menos, uma sessão de 1 hora a cada 15 dias, cujas datas e cujo horário serão acordados entre o voluntário e o universitário. As sessões realizam-se de forma telemática, através de chamadas de voz ou de videochamadas, nas quais o voluntário contribuirá com a sua experiência no âmbito laboral. As sessões de apoio aos alunos devem estar orientadas para:

• Potenciar as suas capacidades relacionais e comunicativas.
  • Ampliar a sua rede de contactos profissionais.
  • Melhorar a elaboração de trabalhos universitários (trabalho de fim de licenciatura ou de fim de mestrado), mediante o acompanhamento no seu desenvolvimento.
  • Alargar a visão do estudante universitário com incapacidade face a saídas laborais.

Através da incorporação de voluntários neste projeto da Fundación Universia (Fundação Universia), pretende-se fomentar a igualdade de oportunidades.

DESCARREGAR - Manual INmentoring (PDF)
Testemunhos
ELES JÁ O VIVERAM