22 Mar

O que hà de novo?

A Fundación Repsol e a CEATE (Confederación Española de Aulas de la Tercera Edad) lançaram a quarta edição do programa Energía Mayor (Energia Maior) que, sob o lema "¿Qué hay de nuevo?" (O que há de novo?), organiza diferentes atividades para potenciar a formação de voluntários com mais de 55 anos sobre os últimos marcos científicos e culturais.

Energía Mayor (Energia Maior) é um programa dirigido à formação de voluntários culturais seniores, contribuindo para que estejam atualizados sobre as últimas tendências em questões relacionadas com a ciência e a tecnologia.

Aos participantes, todos com mais de 55 anos, esperam-lhes meses cheios de sessões informativas e visitas, que lhes servirão para desenvolver, posteriormente, a sua atividade como voluntários culturais em diferentes museus.

Um dos blocos temáticos está orientado para mostrar como a tecnologia pode ter um papel fundamental na forma de vida do nosso futuro mais próximo. Nestas sessões abordar-se-ão questões da atualidade como as “smart cities” (cidades inteligentes), o “big data” (acumulação de dados), os novos materiais para o futuro ou o “cohousing” (modelo residencial colaborativo). Os voluntários viverão também uma experiência de realidade virtual, para entender em profundidade em que consiste esta nova tecnologia. De igual modo, farão uma aproximação ao mundo espacial para saber mais sobre o planeta Kelt-9b e a “Mars Spanish Mission” um projeto que, para além de efetuar ensaios de organização, logística, implementação de recursos e comunicações, implica a criação de empresas que participem num dos próximos grandes desafios da humanidade: colonizar o planeta vermelho.

No âmbito cultural far-se-á uma abordagem à obra de Murillo, por ocasião do quarto centenário do nascimento do pintor sevilhano.

Além disso, neste programa existe uma secção para a formação dos novos voluntários culturais e também para ajudar os mais veteranos a ficarem atualizados sobre as últimas tecnologias utilizadas nos museus.

Estas são apenas algumas das atividades previstas para esta edição de 2018 de Energía Mayor, uma iniciativa que nasce para proporcionar valor à atividade dos mais velhos, mostrando que têm muito para contribuir na sociedade.

Os participantes fazem parte da equipa de voluntários culturais seniores, alguns dos quais estão presentes como voluntários Repsol em diferentes museus e espaços culturais, transferindo os seus conhecimentos para a sociedade.

Atualmente, contamos com voluntários Repsol no Museu Arqueológico Nacional em Madrid ou no Museu Naval de Cartagena (Múrcia), entre outros.