23 Fev

"Energia com consciência" em 18 centros educativos

Já começou a 2.ª edição deste programa educativo da Fundação Repsol, o qual, nesta ocasião, chega a 18 centros educativos em A Corunha, Ciudad Real, Madrid, Múrcia, Tarragona e Biscaia. Nesta iniciativa, colaboram 83 voluntários Repsol que partilharão uma jornada escolar com os alunos.

Já está em marcha o programa Energía con conciencia (Energia com consciência). Durante vários meses, os alunos dos 18 centros participantes realizarão, com a ajuda dos voluntários, uma auditoria energética do próprio centro, o que os ajudará a compreender como ser mais eficientes na utilização dos recursos energéticos no dia a dia.

Nas palavras de Miguel Ángel Alonso, funcionário da Repsol que participou neste projeto em Tarragona, "[...] ser voluntário dá-me a satisfação de poder dedicar o meu tempo a pessoas que se estão a formar neste momento e que serão as gerações que terão de tornar a nossa vida e o nosso mundo em algo mais sustentável [...]".

Neste processo, os voluntários comparecem numa jornada escolar para realizar diferentes workshops e experiências através dos quais os alunos se aproximam ao conceito de eficiência energética. A equipa de voluntários é composta por 53 funcionários ou reformados da Repsol e por 30 alunos de Formação Profissional ou do Ensino Superior (licenciaturas e mestrados) relacionados com a matéria. Além disso, nalguns casos, estes últimos apoiarão os alunos durante a realizarão da auditoria energética, esclarecendo possíveis dúvidas e incentivando-os a continuarem a sua investigação.

Para Eduardo Muñoz, voluntário e estudante do ensino superior em eficiência energética e energia solar térmica no IFP Virgen de Gracia de Puertollano, "[...] as atividades práticas são muito interessantes para os miúdos, ajudam-lhes a aprender divertindo-se, o que é muito importante [...]".

As visitas dos voluntários aos centros iniciaram-se no passado dia 15 de fevereiro e continuarão até 10 de março. Posteriormente, os alunos devem dar continuidade à auditoria, revendo as faturas de fornecimentos e detetando possíveis áreas de melhoria, como poupança de água, melhoria dos sistemas de isolamento etc. No final do curso, poderão apresentar o seu relatório de auditoria, e as melhores apresentações a nível nacional poderão participar numa nova edição do campeonato "Energía con conciencia".

No curso 2015/2016, os centros participantes são: Colegio Marista Cristo Rey, em A Corunha; Colegio M.ª Inmaculada, IES Fray Andrés e Colegio San Juan Bosco, em Puertollano (Ciudad Real); Colegio de Jesús, Colegio El Porvenir, Colegio Estudiantes Las Tablas, Colegio Montserrat — Fuhem, IES Arcipreste de Hita e IES Gabriel García Márquez, em Madrid; Colegio La Inmaculada — PP Franciscanos, Colegio La Sagrada Familia, IES Los Molinos e IES Mediterráneo, em Cartagena (Múrcia); Institut Antoni Martí i Franquès, Institut Cristòfol Despuig, Institut Salvador Vilaseca, em Tarragona, Tortosa e Reus, respetivamente; e Centro de Formación Somorrostro, em Múskiz (Biscaia).

Com este projeto, além da consciencialização para uma utilização responsável dos recursos energéticos, potenciam-se entre os mais jovens as capacidades de comunicação e de trabalho em equipa.

Esta iniciativa faz parte do programa "Aprendenergía" (Aprendenergia), da Fundación Repsol, que nasce com o objetivo de divulgar temas relacionados com a ciência e a energia, particularmente entre os mais novos.