26 Fev

Como contribuir para minimizar as necessidades sociais em A Corunha através do voluntariado corporativo

A Fundación Repsol desenvolveu um estudo que combina as principais necessidades sociais detetadas pelas entidades do setor terciário em A Corunha com as inquietações dos voluntários da Repsol neste meio, com o objetivo de promover a realização de ações de voluntariado com maior impacto social.

O resultado do estudo, no qual participaram cerca de vinte entidades sociais de A Corunha, bem como mais de cem funcionários da Repsol, foi reunido sob a forma do relatório “Contexto social e interés por el voluntariado corporativo en A Coruña (Contexto social e interesse no voluntariado corporativo em A Corunha).

O objetivo é poder encontrar áreas de atuação nas quais os voluntários Repsol contribuam para a melhoria do seu meio, tendo em conta as necessidades detetadas pelos agentes sociais que trabalham todos os dias no terreno.

O relatório revela que as principais problemáticas sociais estão centradas na desigualdade e na discriminação por questões de género, com uma taxa de violência de género de quase o dobro da média nacional; a pobreza resultante da crise, que afeta mais de 20% dos lares, que por exemplo não conseguem manter uma temperatura adequada, ou a dispersão geográfica, que se traduz num maior isolamento e na falta de oportunidades de acesso ao emprego, à tecnologia ou a atividades de lazer.

As principais preocupações sociais dos funcionários e funcionárias da Repsol que participaram no estudo centram-se no desemprego e na educação. Além disso, cerca de 88% dos participantes gostariam de envolver a sua família ou os seus amigos nas atividades de voluntariado.

Entre os desafios para o desenvolvimento do plano de ação de voluntariado em A Corunha, destaca-se a importância de desenvolver um programa vinculado à realidade local, com um leque de atividades, tanto pontuais, como de maior duração.

Além disso, é importante manter espaços de diálogo entre os agentes sociais, a Repsol, a sua fundação e os voluntários, com o objetivo de detetar novas oportunidades de colaboração que contribuam para melhorar o meio envolvente com um impacto social positivo.

Este relatório foi desenvolvido em colaboração com a empresa de consultoria Voluntariado y Estrategia. Tinha já sido desenvolvido um relatório semelhante na província de Tarragona e, atualmente, estão a ser desenvolvidos também em Biscaia, Madrid, Múrcia e Ciudad Real.

Pode consultar o relatório completo na secção de publicações.

DESCARREGAR - Sumário executivo (PDF)