28 Fev

Como conseguir um voluntariado de alto impacto?

O voluntariado converteu-se numa ferramenta de coesão e desenvolvimento social, mas nem sempre é fácil conseguir que as ações dos voluntários tenham impacto nas necessidades reais da cidadania e possam ser transformadoras. A Fundación Repsol está a desenvolver uma série de estudos sociais para tentar responder a esta pergunta.

Para dar solução a um problema é importante poder analisá-lo em profundidade. No caso das questões que estão relacionadas com o bem-estar social, quem melhor as conhece é quem trabalha no dia a dia no terreno, ajudando as pessoas que mais precisam.

Os estudos desenvolvidos pela Fundación Repsol centram-se nas diferentes províncias nas quais a empresa energética tem especial presença: Ciudad Real, Madrid, Múrcia e Biscaia.

Cada meio envolvente conta com as suas particularidades, pelo que é importante conhecer as necessidades especificas para poder atuar. Neste sentido, estão a ser desenvolvidas reuniões com algumas das entidades sociais mais representativas em cada local. O objetivo destes focus group é avaliar as principais necessidades sociais detetadas, com o objetivo de orientar os programas de voluntários Repsol para estas problemáticas.

Além do mais, outro pilar de um plano de voluntariado transformador são os próprios voluntários. A motivação e convicção de que se está a dedicar o tempo a uma causa na qual se acredita. Por este motivo, dentro dos estudos também se está a desenvolver uma ronda de focus group e inquéritos aos funcionários e funcionárias da Repsol em cada um dos meios envolventes, contando tanto com aqueles que participaram el alguma atividade de voluntariado, como com os que ainda não o fizeram. Nestas reuniões, tenta-se analisar as inquietações sociais destes potenciais voluntários, bem como dar-lhes a oportunidade de partilharem as suas experiências e visão sobre o voluntariado.

Com toda esta informação serão elaborados diferentes estudos, em colaboração com a empresa de consultoria Voluntariado e Estrategia, com o objetivo de definir as bases para a interação entre os voluntários e as entidades sociais e de desenvolver planos de voluntariado com maior impacto.

Foram já desenvolvidos relatórios semelhantes na província de Tarragona e A Corunha.