Sobre Voluntariado

Contribuir para a construção de um futuro melhor para a sociedade

Desde o seu início, a Fundación Repsol promoveu diversas atividades de voluntariado de forma pontual, fomentando a participação dos funcionários e pessoas do meio do Grupo Repsol nas mesmas.

855 000 PESSOAS BENEFICIADAS

Estas atividades de voluntariado centravam-se em diferentes campos de atuação, desde programas educativos até recolha de alimentos para entrega a coletivos desfavorecidos, passando pela promoção e participação social das empresas e pela ajuda na angariação de fundos para situações de emergência.

Neste contexto nasce o Plano de Voluntariado, em fevereiro de 2011, no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado, com o objetivo de dar resposta às inquietações sociais dos funcionários do Grupo e do seu meio e, de igual modo, de contribuir para a construção de um futuro melhor na sociedade.

As atividades desenvolvidas no âmbito deste Plano de Voluntariado ajudaram já mais de 855 000 pessoas.

NASCE EN 2011 PELOS E PARA OS VOLUNTÁRIOS

Origens do Plano de Voluntariado

O Plano de Voluntariado reúne toda a experiência acumulada pela Fundación Repsol neste âmbito, impulsionando novos programas e integrando os já existentes, em linha com os valores que caracterizam a Fundação. De igual modo, dá-se especial ênfase ao aspecto principal do próprio Plano: a sua universalidade.

O Plano de Voluntariado da Fundación Repsol é um plano concebido pelos e para os voluntários, no qual cada voluntário pode encontrar o seu espaço e pode ver refletidos o seu esforço e compromisso. Este conceito repercute-se tanto nos coletivos apoiados como nas necessidades desenvolvidas, que procuram convergir com as inquietações sociais dos voluntários, considerados o eixo motor do Plano. Com base nestes, são definidos os programas e as atividades integrados no Plano, através da escuta ativa das suas necessidades e inquietações.

Plano jovem, inovador e dinâmico

Características do Plano

O Plano de Voluntariado da Fundación Repsol é um plano jovem, inovador e dinâmico, apoiando-se na comunicação com os voluntários e com a sociedade como ferramenta de êxito. Por isso, foi desenvolvido um portal com toda a informação sobre o Plano e sobre as suas atividades, tanto previstas como em curso.

As ações englobam-se em quatro programas de voluntariado que abrangem um amplo leque de atuação, desde o apoio a coletivos desfavorecidos até à promoção de valores, passando pela colaboração intergeracional, por atividades que impulsionam a integração social de pessoas com capacidades diferentes, pela reabilitação de espaços e por atuações ambientais:

• Consciência social/meio: Atuar perante as necessidades básicas do nosso meio e apoiar coletivos em risco de exclusão.
  • Capacidades diferentes: Contribuir para a integração social de pessoas com capacidades diferentes.
  • Formação e desenvolvimento: Transmitir conhecimentos e experiência à sociedade como profissional da Repsol.
  • Eficiência energética: Colaborar em projetos relacionados com a eficiência energética.

Quatro pilares e uma missão: contribuir para a construção de um futuro melhor para a sociedade e, em simultâneo, satisfazer as inquietações sociais dos nossos voluntários, que são a razão de ser do Plano.

Porque fazer parte de Voluntariado Repsol é um sinal de identidade, que significa compromisso, solidariedade e respeito, entre outros valores que os nossos voluntários irão transmitindo enquanto embaixadores do Plano.

Desenvolvimento social

Atención a colectivos vulnerables para la construcción de una sociedad mejor.
Desenvolvimento social
Apoio a coletivos vulneráveis para a construção de uma sociedade melhor.
Impulso social

Plano jovem, inovador e dinâmico, concebido pelos e para os voluntários.
Impulso social
Plano jovem, inovador e dinâmico, concebido pelos e para os voluntários.
Cidadãos do século XXI

Escuta ativa das necessidades e inquietações sociais.
Cidadãos do século XXI
Escuta ativa das necessidades e inquietações sociais.
Energia e meio ambiente

Promoção de valores de respeito pelo ambiente, contribuindo para criar um futuro mais sustentável.
Energia e meio ambiente
100 % Envolvimento