17 Jan

Idosos com muita energia

Três dezenas de voluntários culturais participaram nas atividades do programa "Energía Mayor", desenvolvido pela Fundación Repsol em colaboração com o CEATE.

O programa Energía Mayor, desenvolvido pela Fundación Repsol e pelo CEATE, finalizou 2016 com diferentes atividades, nas quais os voluntários culturais idosos tiveram a oportunidade de desfrutar de uma experiência única, assistindo a conferências e a visitas culturais onde a ciência e a energia foram protagonistas.

Um grupo de voluntários visitou o Centro de Tecnologia Repsol, onde lhes foi explicado em detalhe cada um dos trabalhos realizados e onde tiveram oportunidade de conhecer os laboratórios onde se trabalha em inovações para o futuro da energia.

Outra das iniciativas de destaque foi a visita de Ignacio Mar­tínez Mendizábal ao Museu Geomineiro de Madrid. O doutorado em biologia e reconhecido paleontólogo deu uma conferência sobre as investigações realizadas em Atapuerca e explicou detalhadamente a sua experiência e as suas descobertas nesta jazida da serra burgalesa.

Os voluntários culturais também visitaram o Museu da Evolução Humana em Burgos.  Trata-se de um museu que inclui as peças mais importantes descobertas na serra de Atapuerca e propõe ao visitante uma "viagem através do tempo" com o objetivo de descobrir, interpretar e dar resposta à evolução do nosso passado, origens e à autêntica relatividade do conceito "tempo".

A última atividade desenvolvida foi uma visita ao Museu do Petróleo em Sargentes de la Lora-Burgos, único em Espanha e um dos cen­tros interpretativos incluídos no "Proyecto de Geoparque de Las Loras".

Finalmente, os participantes na atividade destacaram a fantástica paisagem da qual puderam desfrutar no trajeto até ao museu, conforme refere um deles, "natureza em estado puro".

Este programa de conferências e visitas complementa a atividade de voluntariado cultural Energía Mayor, que conta já com 17 voluntários no ativo, que colaboram como guias em vários museus de Madrid e Cartagena. Além disso, em breve haverá novos voluntários em espaços culturais de A Corunha, mostrando que os idosos têm muito para dar à nossa sociedade.

Grupo de pessoas durante a visita ao Museu do Petróleo em Sargentes de la Lora-Burgos.